OSASCO ESTÁ ENTRE AS CINCO MELHORES CIDADES DO BRASIL E ENTRE OS 100 MUNICÍPIOS CONSIDERADOS COMO CIDADES INTELIGENTES 

11/12/2020

Em novembro, um estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, indica que Osasco está entre as cinco melhores cidades brasileiras - de um universo de 405 municípios com mais de 80 mil habitantes - no pilar de inovação e dinamismo econômico no Ranking de Competitividade dos Municípios. 

Desta vez, Osasco aparece no Ranking Connected Smart Cities, idealizado pela Urban Systems e pela Necta, são analisados 70 indicadores em 11 eixos temáticos: Mobilidade, urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia.

Na avaliação do ano passado, no eixo Tecnologia e Inovação, Osasco aparecia em 36º colocado, já neste ano, com resultado dos esforços da administração municipal, a cidade subiu para a 30ª posição, aparecendo na frente, inclusive, de capitais como São Luís, do Maranhão, Teresina, do Piauí, e Maceió, de Alagoas.

Os indicadores inclusos no eixo de Tecnologia e Inovação envolvem: o crescimento de empresas de tecnologia, capital humano, infraestrutura de telecomunicações (Fibra Ótica e 4,5H), produção de conhecimento (Patentes) e incentivo a pesquisas (Bolsa CNPq).

Nos últimos três anos, Osasco recebeu importantes empresas do setor de tecnologia, o que também colaborou para o resultado da avaliação das Cidades Inteligentes. Em 2018, por exemplo, a cidade passou a ser sede do Ifood, empresa líder de mercado em delivery online de comida. Neste ano, a gestão municipal anunciou a chegada de outra importante empresa do setor de tecnologia e alimentação, a Rappi. Além disso, há também o Mercado Livre, a B2W entre outras.

Além de Tecnologia e Inovação, Osasco apareceu no top 100 de outros três eixos, são eles: Economia, Educação e Urbanismo.