FÉRIAS: FAÇA UMA NOVA VIAGEM ATRAVÉS DA LEITURA

27/12/2018

Regiane Souza Neves

Com a chegada das férias, dedicar um tempo para embarcar em diferentes aventuras é um ótimo passatempo. Pela internet, é possível acessar diversos livros gratuitos, que além de estimular a criatividade e a imaginação, também é uma das ferramentas mais eficazes para aprimorar o vocabulário e provocar debates.

Pensando nisso, separamos algumas plataformas online com títulos de Domínio Público para estimular qualquer pessoa a se jogar em assuntos variados. Confira:

Literatura de Cordel: site disponibiliza mais de 2 mil obras;

Obras de Machado de Assis: são mais de 300 títulos do aclamado autor;

História do Brasil: acervo digital da USP oferece cerca de 3 mil títulos como materiais de estudo;

Literatura clássica: Biblioteca Britânica tem portal com manuscritos raros;

Livros de arte: MET Museum tem download de mais de 400 obras;

Empreendedorismo e negócios: FGV libera acesso a mais de 10 mil títulos.

No período das férias escolares é natural que as crianças, adolescentes e até os adultos queiram acordar mais tarde e ficar à vontade, para aproveitar o tempo livre. Muitos passam o dia, jogando vídeo games, assistindo televisão ou navegando na internet, tornando a leitura pouco procurada nos momentos de lazer.

Contudo não é porque estamos longe da escola ou do trabalho que devemos nos afastar dos livros e demais meios de leitura, afinal, eles são uma fonte inesgotável de prazer, que aguça a imaginação e, quanto mais cedo ficarmos cientes da relevância da leitura, neste período, mais experiências literárias surpreendentes teremos ao longo das férias.

Aproveite as dicas e boa viagem na leitura!

Regiane Souza Neves - doutora e mestra em saúde mental com ênfase em psicanalise; psicopedagoga; orientadora vocacional; especialista em docência superior, gestão escolar e coordenação pedagógica, neuropsicopedagogia, educação especial e inclusiva, ciências políticas; técnica em magistério público e técnica em comunicação social. Atua há 24 anos na área da educação e 10 anos na área de psicoterapia e análise institucional. Recebeu 25 prêmios e homenagens nacionais e internacionais. Tem 11 livros publicados recomendados por importantes instituições. É presidente nacional da ABRAPEE Associação Brasileira de Profissionais e Especialistas em Educação. Dedica-se a causas sociais e se tornou Embaixadora no Brasil de uma campanha mundial. Realiza palestras, treinamentos, cursos, workshops, seminários, colóquios, conferências, mesas redondas e congressos.