CIOESTE REALIZA LANÇAMENTO DA CASA ABRIGO

20/12/2018

Marcelo Neves

Aconteceu no dia 14/12, o lançamento da Casa Abrigo - projeto que será localizado em uma das 10 cidades que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), mas que não terá o endereço divulgado pela segurança do público que será assistido no local, onde 20 mulheres e também seus filhos vítimas de agressões e violência, serão abrigados. As beneficiadas poderão ficar até seis meses na casa e, posteriormente, permanecerão recebendo apoio psicológico e auxílio para a inserção no mercado de trabalho.

A Associação Fala Mulher, que atua na defesa e garantia dos direitos humanos em prol do gênero feminino, ganhou a licitação e fará o gerenciamento do local. 

Casa Abrigo é uma medida protetiva que visa garantir a integridade física e moral da mulher em casos de risco de morte. Este serviço de acolhimento tem como característica a reprodução de uma residência, a fim de proporcionar um ambiente acolhedor e estrutura física adequadas, visando ao desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar. A Casa Abrigo atenderá mulheres oriundas de qualquer município que integre o Cioeste, o número de vagas para cada município será regulamentado pela Assistência Social.

A cerimônia de lançamento foi realizada no Centro de Eventos Rio Negro, em Alphaville, e contou a participação de diversas autoridades, estando presentes os prefeitos Elvis Cezar (Santana de Parnaíba), Rubens Furlan (Barueri), Igor Soares (Itapevi), Marcos Neves (Carapicuíba), Rogério Lins (Osasco), Rogério Franco (Cotia) e Josué Ramos (Vargem Grande Paulista), ausentes os prefeitos de Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Araçariguama enviaram representantes. Alguns secretários e vereadores prestigiaram o evento. Também marcaram presença a Promotora de Justiça, Dra Eliana Vendramini, e a Delegada da Delegacia da Mulher de Itapevi, Dra Priscila Camargo.

Fundado em 2013, o Cioeste - Consórcio Intermunicipal da Região Oeste, reúne um grupo de 10 cidades estratégicas para a região metropolitana de São Paulo. Integram o Cioeste as cidades de Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista.

Foto: divulgação internet