ANATEL PASSA A BLOQUEAR CELULARES PIRATAS EM SP, MG E BA EM MARÇO

07/01/2019

Por Marcelo Neves

A partir de 24/3, a Agência vai apertar o cerco contra aparelhos irregulares em mais 15 estados pelo país. Iniciativa teve início no ano passado, 2018.

Após uma expansão no último mês de dezembro, a Anatel anunciou nesta semana que dará continuidade ao bloqueio de celulares piratas no próximo dia 24 de março. A partir desta data, a Agência Nacional de Telecomunicações vai bloquear aparelhos considerados irregulares em mais 15 estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais e Bahia 

"O celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras, a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor, segundo os requisitos estabelecidos pela Agência", aponta o órgão em seu site.

Anunciada no ano passado, a iniciativa da Anatel tem o objetivo de combater o uso de aparelhos falsificados ou com IMEI adulterado pelo país.

Como fez nas ocasiões anteriores, a Agência vai enviar mensagens de alerta sobre o bloqueio dos celulares irregulares que entra em vigor em março (veja lista abaixo) a partir da próxima segunda-feira, 7/1 - 75 dias antes do início do bloqueio.

No dia 24/3, o bloqueio passa a valer nos seguintes locais: Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), Região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo) e Região Norte (Amapá, Amazonas, Pará, Roraima).

Vale notar que a medida só vai afetar os celulares irregulares habilitados nas redes das prestadoras desses estados a partir de 7/1.

Bloqueios anteriores

Para quem não lembra, no último dia 8 de dezembro de 2018 a Anatel passou a bloquear celulares irregulares nos estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Antes disso, a medida já valia no Distrito Federal e Goiás.

Uma boa dica do Portal a Rede de Notícias 

Outra dica importante é para você que vai comprar um celular usado, puxe primeiro o número do IMEI e pesquise neste link da Anatel, IMEI LEGAL: https://www.consultaserialaparelho.com.br/public-web/homeSiga

Se o IMEI consultado der como bloqueio, não compre, pois todos os celulares que tiverem com os IMEIs bloqueados serão inutilizados, existem alguns celulares que os bandidos conseguem fazer funcionar normalmente mesmo com o IMEI bloqueado, porém, com este novo bloqueio da Anatel, estes serão realmente inutilizados.

SEJA NOSSO PARCEIRO DIVULGANDO SEU PRODUTO OU SERVIÇO E TENHA BONS RETORNOS. (CLICK NA IMAGEM)